MINIATURAS RN

21 de outubro de 2012

CIENTEC 2012

         Para quem deseja conhecer pessoalmente algumas destas miniaturas, elas estarão de 23 a 26 de outubro na Praça Cívica da UFRN, no Pavilhão das Forças Militares, durante a realização da XVIII CIENTEC no estande dos Alunos-Oficiais da Academia da Polícia Militar "Cel Milton Freire de Andrade", juntamente com alguns materiais informativos sobre as ações do PROERD e do Ronda Escolar Comunitário, além de vários outros equipamentos das Unidades Operacionais da PMRN, compareça.
 

De 23 a 27 de outubro de 2012 no Campus da UFRN  em Natal-RN

 

BOPE

          Criado pelo Decreto nº 19.253, de 25 de julho de 2006, e alterado pelo Decreto nº 21.607, de 07 de abril de 2010, o Batalhão de Operações Policiais Especiais - BOPE, é um órgão de execução e Unidade Operacional de caráter especializado, subordinado ao Comandante Geral da Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte, sendo responsável na atuação preventiva como força de dissuasão em localis de possíveis perturbações da ordem pública, além de atuar no gerenciamento de crises com reféns localizados, na dissuasão e controle de rebeliões nos estabelecimentos prisionais, em ações de anti-sequestro e que envolvam artefatos explosivos, entre outras atribuições.
          O Batalhão de Operações Policiais Especiais é composto por três Companhias de Operações Especiais, sendo responsáveis por operações em áreas rurais, com missões de busca e captura em locais de difícil acesso, de reconhecimento, infiltração e levantamento tático e missões de abordagem de alto risco e assalto; bem como operações em áreas urbanas com missões de patrulhamento de altíssimo risco e intervenção em estabelecimentos prisionais, intervenções e resgate de reféns localizados e missões de retomada, resgate de pessoas em locais de difícil acesso; e ainda com operações de busca e varredura, localização, remoção, transporte, desativação, neutralização e destruição de artefatos explosivos.
 




 

BPChoque

          Criado pelo Decreto nº 21.613, de 07 de abril de 2010, o Batalhão de Polícia de Choque - BPChoque é responsável na atuação preventiva como força de dissuasão em localis de possíveis perturbações da ordem pública, além de atuar repressivamente em controle de distúrbios civis, na desinterdição de vias públicas, no policiamento em praças desportivas e em grandes eventos, no controle de rebeliões em estabelecimentos prisionais entre outras atribuições.
          O Batalhão de Polícia de Choque atua diariamente no apoio às Unidades da Capital e do Interior do Estado com a realização do patrulhamento tático móvel nas principais vias. O BPChoque é composto pela Comapanhia de Polícia de Choque (CPChoque), Companhia de Policiamento com Cães (CPCães) e pela Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (CPATAMO), órgãos de execução da Unidade Especializada.
 





 

20 de outubro de 2012

UPP

         Quando a fabricante ROMA brinquedos lançou esta miatura percebi de imediato as possibilidades, não só como viatura de Unidades Especiais, o que seria muito simples de fazer já que são normalmente pretas, então parti para unir esta oportunidade, a de pintar uma viatura no padrão da PMERJ e como o momento é da implantação das UPPs, viajei nesta plotagem criando uma suposta Comunidade "Dona Marta". Aproveitando a miniatura concluída experimentei outra idéia que seria de dar um pouco de ação para valorizá-la, então acrescentei imagens tiradas da internet que revelei e recortei em diferentes perspectivas que depois de reforçadas com papelão e base em plástico, complementaram o cenário. 
          (Antes de qualquer comentário sobre não existir relação das UPPs com a utilização de veículos bindados, apenas acrescento que esta foi uma obra em que a liberdade criativa do autor sobrepõe-se a realidade da filosofia das Unidades de Polícia Pacificadora, que nada tem haver com a repressão policial ao tráfico ou as milícias que é utilizada na ação anterior a sua implantação, pois como o nome já expressa, a UPP realiza um policiamento que apoia a retomada da cidadania das pessoas que ali vivem em comunidade, e não ações repressivas como a presença dos veículos blindados sugerem).

 
 
           Embora as UPPs não utilizem blindados, o resultado da miniatura como sugestão criativa, ficou para mim satisfatório.











           A confecção da embalagem protetora também foi um exercício de paciência por ter duas partes separadas que foram anexadas depois de prontas.
  

14 de outubro de 2012

Reprodução de pintura das viaturas da PMRN até 2003

          Reprodução da pintura das viaturas até 2003 quando o padrão foi substituido pelo das "estrelas", no teto ainda foi acrescentado a antena analógica e uma tentativa de reprodução dos localizadores via satélite utilizados em alguns veículos da época.

          Iniciado com a desmontagem do modelo ROMA Federal, seguindo a retirada com estilete da saliência do capô para o deixar liso, concluindo com uma leve lixada para facilitar a aderência da tinta acrílica fosca branca.   
          Para facilitar a colocação da tinta vermelha, uma linha divisória foi fixada para demarcar o local. 





 

 

11 de outubro de 2012

Modelos de miniaturas em plástico disponíveis no mercado

          Alguns modelos em plástico, escala aproximada 1:18 da fabricante ROMA Brinquedos que podem ser utilizados na confecção de miniaturas, tendo como vantagens o preço, por volta de R$ 30,00 a unidade, a facilidade de encontrá-los em todo o comércio e a possibilidade de desmontá-las totalmente, ficando a carroceria livre para a pintura sem precisar isolar da tinta as demais partes.
          Esta caminhonete que reproduz a Hilux da Toyota, pode ser encontrada em várias cores, possibilitando, caso encontre na cor branca, o que é por experiência própria um pouco difícil, facilitar a pintura, já que a base para viaturas policiais quase sempre é a cor branca. Aconselhavel para quem sabe confeccionar o sinalizador do teto, o que nos leva ao próximo modelo:

          Este modelo é ideal para viaturas policiais por já vir de fábrica com o "giroflex", embora não se assemelhe com os utilizados nos veículos originais. Sugiro pintar as rodas na cor cinza e o sinalizador em vermelho e azul ou as duas cores pois irá ficar com uma cor mais viva após passar o verniz. Caso tenha um pouco mais de habilidade, poderá instalar leds, neste caso não será necessário pintar.
 
          Este modelo simula os veículos blindados utilizados por algumas forças policiais, existem algumas variações da mesma marca.
           Recentemente a marca lançou o Fiat UNO na escala aproximada 1:18, embora não muito utilizado pelas polícias, ainda é  interessante para a pintura com as características dos veículos de passeio utilizados pela PM.
  

Customização de miniaturas de Soldados PM

          Para melhorar a apresentação das viaturas, o uso de miniaturas de soldados ajuda muito, principalmente quando também é possível converter em policiais militares. A série comandos em ação, relançada como Soldier Force VI, são mais baratos embora sejam todos sem articulações, porém alguns modelos articulados e por isso mais caros da série G.I.JOE e os personagens humanos como os do filme Avatar podem ou poderiam ser encontrados em lojas de brinquedos em geral, cabendo a observação para uma escolha que se adapte a sua miniatura. As bases para mantê-los em pé podem ser feitas recortando capas pásticas de cd ou dvd velhos em formato de oito, observando a largura das pernas do personagem e as fixando com cola tipo "bond".
 













 
 
Personagens do filme Avatar utilizados como criminosos
 
Base para os pés recortada de capas de cd e dvd velhas