MINIATURAS RN

3 de novembro de 2012

Ensinando a confeccionar uma miniatura de viatura policial

          Por solicitação de alguns interessados em iniciar a reprodução de miniaturas policiais, seguem nos próximos dias as imagens passo a passo de uma miniatura que estou fazendo, tendo como base o fiat uno já mostrado neste blog. Posteriormente estarei marcando um momento com os amigos para pessoalmente passar algumas dicas e massetes adquiridos com a experiência.
           Primeiro passo, como a PMRN não possui veículos deste modelo, pesquisei na internet as polícias que já o possuem e como foram plotadas ou pintadas, já que possuem muitos detalhes plásticos além dos parachoques e precisava saber como foram sobrepostos ou não.


Modelo da pintura e plotagem da PMRN nas novas viaturas Renault Sandero

           Observado os detalhes, iniciei o processo com a desmontagem do modelo, uma lixada fina para ajudar na fixação da tinta e as primeiras mãos das cores base, (branco e cinza escuro). Para quem deseja produzir comercialmente, a aquisição de um aerógrafo irá acelerar o processo.

Dia 15.10.2012




Primeira mão de branco

Dia 16.10.2012
           Terceira mão de branco e a primeira de cinza. Este modelo também pode ser encontrado na cor branca o que facilitaria a confecção, já que o branco é mais fácil de sobrepor e é a cor padrão base da maioria das polícias militares brasileiras.
           Nesta fase utilizei apenas um pincel flexível da marca tigre, acho que número 95, tinta acrílica fosca branca e uma mistura de (cinza lunar e preto), até se aproximar do tom desejado. Todas as tintas da Acrilex.

Dia 17.10.2012


           As quantidades de "mãos" das tintas aplicadas ficam a critério do autor e da cor da miniatura aquirida, neste caso precisei de quatro mãos de branco e apenas duas de cinza para cobrir cada parte da superfície preta. Com um pincel mais fino acertei as pequenas falhas e borrões além dos detalhes em preto das maçanetas e entrada de ar do radiador na grade frontal.
Próximos passos: Pintura das logomarcas da fiat na frente e traseira, detalhes em prateado na traseira e espelhos, pintura da lanterna traseira e colocação dos adesivos.

Dia 20.10.2012
           Pintura dos espelhos retrovisores externos e lanternas traseiras com as cores 550 púrpura e 599 alumínio da Acrilex.

Próximo passo: (parte mais trabalhosa) desenhar as imagens a serem inseridas utilizando o programa Corel Draw ou copiando da internet, numa gráfica imprimir em papel adesivo, recortar um a um e inserir.
Dia 24.10.2012
           Impresso os adesivos, o ideal seria recortar uma a uma as imagens em seu contorno e principalmente as letras. Neste caso, retirei com estilete até a parte branca interna das letras, contudo, para quem está iniciando, é possível ter um bom resultado final recortando as palavras por inteiro, é um recurso mais usado em escalas menores até 1:24. Optei em produzir minhas miniaturas na escala 1:18 principalmente para ter esta facilidade de poder dar mais atenção aos detalhes.
           Como já mencionei, é um passo demorado e que requer muita paciência para que o resultado seja o melhor possível, normalmente utilizo apenas uma tesoura pequena com ponta curvada e um estilete com ponta bem pequena para melhorar detalhes.

           Para quem nunca confeccionou uma miniatura, o início sempre parece desanimador, você vai achar que aquela "meladeira" não vai dar em nada, (olhe as primeiras fotos), comigo foi assim e com você também poderá ser, porém quando os adesivos começam a ser inseridos e o resultado começa a aparecer, você irá pensar em como fazer para a próxima sair melhor. Tentaremos estar dando algumas dicas para ajudá-lo.
Dia 31.10.2012
Conclusão da colocação dos adesivos que também pode ser feito com a miniatura já montada.
           Próximos passos: recolocar os retrovisores, lanternas traseiras e passar o verniz em tudo, eu utilizo este pincel bem simples para pintura guache que tem as cerdas bem flexiveis, mas também  pode ser aplicado um verniz em spray, o custo é maior mas ficará com uma aparência final melhor.
           Não é preciso passar mais de uma vez o verniz, se necessário apenas pequenos retoques, tendo o cuidado com o excesso para não escorrer, é possível encontrar o verniz em spray que proporciona um resultado mais homogêneo. Veja as publicações mais recentes...
           É um processo único tendo em vista que a secagem é bem rápida, em minutos a miniatura já poderá ser remontada.
           Na remontagem é preciso ter cuidado para não danificar a pintura pois este modelo é todo de encaixe, porém caso ocorra, repintar e passar novamente o verniz. Como mencionei anteriormente, o modelo pode ser montado antes da colocação dos adesivos e aplicação do verniz.



Próximos passos: colocação dos últimos adesivos no para-brisa e vidro traseiro. Para concluir a miniatura resta a confecção do sinalizador giroflex e colocação da antena de comunicação e para acondicionamento e melhor conservação, a confecção da embalagem protetora.

Dia 02.11.2012
           Concluída a colocação dos adesivos, iniciando a confecção do luminoso do teto, mais conhecido como "giroflex". Quando iniciei a confeccionar miniaturas, não tinha idéia de como solucionar este problema, por isso, adquiria brinquedos que possuíam partes que simulavam o luminoso, (elas estão nos primeiros modelos que produzi), que embora tenham apresentado um bom resultado, não chegava nem perto de parecer com os sinalizadores originais, logo após, a fabricante de brinquedos ROMA lançou a caminhonete Roma Federal, que já vinha com esta parte pronta, contudo, para chegar ao resultado que se aproximasse dos utilizados nos veículos de emergência, foi preciso pesquisa e curiosidade o que me levou a massa de biscuit que é de baixo custo e fácil de trabalhar.
           A massa de biscuit é vendida em embalagens de 100g a 1kg e existem em várias cores além do branco, mas independente disso após confeccionado os modelos e dado o tempo necessário para secar e endurecer a massa, a mesma deverá ser lixada e pintada utilizando as cores desejadas, logo após envernizando.
           Uma parte pequena do sistema de auto falante e sirene que é arredondada, anteriormente a fazia também em biscuit, contudo mais facilmente solucionei este detalhe utilizando a parte de cima de tampas de canetas, hidrocores ou ainda como mostrado na foto abaixo, a parte de cima da tampa da cola bond da bic.
Original do modelo em confecção

Dia 03.11.2012
Após secar e lixar para retirar as arestas, iniciar a pintura.
Antes de anexar definitivamente a miniatura, colar as partes com cola tipo bond

           Os suportes laterais que fixam o luminoso a viatura ainda são um problema que tento solucionar, porém, a falta do mesmo não prejudica a apresentação final.
           Após anexar passar o verniz, aproveitando para retocar algumas partes que possam não ter ficado boas na primeira aplicação.
Colocação da antena de rádiocomunicação
Miniatura finalizada.

Próximo passo: confecção da embalagem protetora.
 
Dia 04.11.2012
            A confecção da embalagem protetora foge um pouco da idéia desta postagem, posteriormente poderemos com mais calma mostrar com detalhes como fazê-la.
           A necessidade de proteger a miniatura, já que não é feita com materiais considerados "ideais" como uma tinta mais resistente, nos levou a testar materiais, sempre buscando associar preço e qualidade.
           Utilizando como base a própria caixa das miniaturas que acabariam sendo jogadas fora, aproveitar a parte sem emendas, deixando 2cm de bordas que servirão como local para granpear a capa plástica.
Pintada com a mesma tinta acrílica fosca.
           Pode parecer complicado, contudo, a confecção da caixa plástica não necessita de nenhum conhecimento matemático, apenas um pouco de atenção para poder passar as marcações corretamente do papel para o acetato.
           Estendido sobre uma mesa, o acetato que pode ser encontrado em lojas de serigrafia, é marcado utilizando uma régua simples e uma caneta hidrocor escura, a altura tem com base a altura da miniatura mais uma "folga" de uns 4 ou 5cm, a largura e o comprimento tem como referência a base já pronta.
          Neste caso temos 16,5 (largura) 17 (altura) e 41,5 (comprimento) para este modelo.
           Após recortada, as laterais são unidas utilizando apenas fita isolante que hoje em qualquer loja de material de construção pode ser encontrada em várias cores como mostrado acima, (costumo utilizar a cor que lembre a Unidade Policial Militar representada) ex: verde para a  Ambiental, Amarelo para o Trânsito...
Fixada as laterais, é só encaixar na base e grampear.

           Enfim concluído todo o processo, espero que possa ter ajudado a criar em você o desejo de iniciar sua própria coleção de miniaturas.
            Só por curiosidade, o custo total deste trabalho, ficou em torno de R$ 40,00 (quarenta reais) principalmente porque os materiais não foram totalmente utilizados e servirão para mais quatro ou cinco miniaturas.